Quem é Papai Noel?

Thiago Ávila
2 min readDec 20, 2022

--

Festividades cristãs são tradições que graças a Deus ainda permanecem vivas no nosso meio. Apesar de muitas vezes as datas festivas como o Natal e a Páscoa se tornarem grandes datas comerciais, no fundo elas ainda nutrem um caráter familiar muito alegre e unida com um propósito louvável. No caso do Natal, o nascimento de Jesus, e na Páscoa, a sua ressurreição.

Acredito que por motivos comerciais, e de certa forma o diabo pode ter influência nisso, Jesus é substituído pelo “Papai Noel” e o tal do “coelho que dá ovo de chocolate”. Esse último a explicação é uma mistureba de elementos que eu teria que escrever um textão para definir o que é, mas o representante natalino, nada mais é que a figura de São Nicolau, o santo padroeiro do Natal de Jesus.

São Nicolau foi um bispo que viveu no século IV e que ficou conhecido por sua caridade e afinidade para com as crianças. Ele era originário de uma família muito rica, deixou tudo, tomado pela mensagem do Evangelho, e foi ajudar aos mais necessitados, principalmente crianças.

Ele também é um exemplo de um católico fervoroso. Foi encarcerado na época do império de Diocleciano, por se recusar a negar a fé cristã, e defendeu arduamente os dogmas da Igreja enfrentando a heresia do Arianismo.

São Nicolau abençoa uma criança –
Igreja do Santo Cristo, Ciudadela de Menorca (Espanha)

Que nós possamos ter um pouco de São Nicolau na nossa vida. Não neguemos nossa fé, e permaneçamos firmes qualquer que seja a situação. Que com seu exemplo também possamos exercer as nossas obras de caridade e ajudar os mais necessitados. Que nossos presentes de Natal não sejam meros produtos comerciais, mas que possam transformar a vida de muitas pessoas, principalmente levando-as ao caminho de Cristo.

--

--